MENU
Instale a nossa App
 » ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA ACOLHE SESSÕES DE EDUCAÇÃO POLÍTICA
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA ACOLHE SESSÕES DE EDUCAÇÃO POLÍTICA

Decorreu, esta terça-feira, mais uma Sessão de Educação Política e para a Cidadania promovida pela área da Cultura do Município de Lagoa, em parceria com a Escola Secundária do concelho. Esta sessão contou com a presença do sociólogo Filipe Pacheco em representação da KAIROS - COOPERATIVA DE INCUBAÇÃO DE INICIATIVAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, C.R.L., orador que abordou a temática da "Economia solidária" enquanto principal área de atividade da instituição. A esta terceira de um conjunto de nove sessões que decorrerão neste ano letivo, acorreu um público de cerca 100 alunos do 3.º Ciclo e Secundário daquele estabelecimento de ensino, bem como docentes e outros interessados na temática.

Como nota de abertura, Igor Espínola de França, coordenador de Educação e Cultura, salientou a importância do trabalho de integração social sem fins lucrativos desenvolvido pela Kairós, enaltecendo-o enquanto exemplo de aprofundamento da cidadania, que considerou precioso numa época caracterizada pelo egoísmo e pelo materialismo.

Filipe Pacheco começou por esclarecer o conceito de “economia solidária”, entendida como um modo de sistematização da produção, consumo e distribuição de riqueza direcionada para a valorização do ser humano e não do capital. Seguidamente informou a audiência sobre a génese da cooperativa, que nasceu do esforço conjugado de diversos Centros Paroquiais, tendo prosseguido para a caracterização da sua história institucional, pautada por um dinamismo que se evidencia na diversificação das áreas de atividade em que tem implementado projetos. Estes projetos, que visam a integração social dos grupos mais desprotegidos, destacam-se na agricultura biológica, na produção e comercialização de alimentos, no restauro de habitação degradada e no acolhimento de jovens em risco.

Concluída mais esta sessão a autarquia prossegue o seu propósito de, através da educação não-formal, sensibilizar os jovens lagoenses para a necessidade de se exercer uma cidadania mais ativa, mais crítica e reivindicativa de modo a fortalecer a participação cívica entendida como um pilar da vivência democrática.

        

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Novembro 2018>>>
Novembro 2018
dstqqss
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados