MENU
Instale a nossa App
 » CRISTINA CALISTO REALÇA IMPORTÂNCIA DA PROLACTO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DA LAGOA
CRISTINA CALISTO REALÇA IMPORTÂNCIA DA PROLACTO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DA LAGOA

Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, deslocou-se, ontem, à Prolacto – Laticínios de São Miguel, no âmbito da celebração dos 50 anos de existência desta fábrica, numa ocasião que serviu também para visitar a fábrica. Uma oportunidade onde a autarca aproveitou o momento para conhecer uma das maiores indústrias da Lagoa que contribui para o impulsionamento do desenvolvimento económico do concelho, trazendo, através dos seus 50 anos de experiência, um retorno positivo, para a sua economia e produção agrícola, num território que detém uma centralidade estratégica neste sector.

De salientar que o concelho, conta com 7500 animais registados, 240 produtores dos quais 60 são produtores de leite, detém a segunda maior exploração dos Açores e a exploração que produz mais leite, três fábricas de ração, o maior aviário dos Açores, esta fábrica de lacticínios, e pequenas e médias empresas que prestam também serviços à agricultura.

Ainda nesta matéria de desenvolvimento económico, Cristina Calisto, juntamente com o seu executivo, tem levado a efeito, ao longo deste primeiro ano de mandato, visitas a todas as empresas e estabelecimentos comerciais da Lagoa, de forma a conhecer melhor o sector que impulsiona a economia no concelho e também verificar, de forma próxima, as dificuldades e necessidades constatadas pelos mesmos, numa ótica que permite à autarquia estudar soluções para as questões apresentadas dentro daquilo que são as suas competências nesta matéria, sendo também propósito do executivo verificar o tipo de investimentos que a autarquia poderá captar para a Lagoa.

De referir ainda que, a Nestlé vendeu a Prolacto, à empresa internacional de investimento baseada em Munique, na Alemanha, a Quantum. Desde então, a Quantum tem como principal objetivo alavancar a total capacidade de produção da fábrica para produzir leite em pó e desenvolver parcerias de negócio com os produtores de leite locais e respetivas cooperativas. Criar um projeto de crescimento, pesquisa de novos mercados e clientes para produtos de alta qualidade para o leite, atingir crescimento no mercado internacional e produtos inovadores, são alguns dos objetivos da Prolacto. Os principais clientes da fábrica, nacionais e internacionais, passam pelos industriais, nomeadamente fabricantes de gelados, chocolates, bolachas e pizzas, mais precisamente todos aqueles que utilizam o leite em pó nos seus ingredientes.

Por outro lado, a Prolacto pretende também inovar com cerca de oito novos produtos, fabricando diferentes variações de manteiga e de leite em pó, principalmente com tratamentos de proteína e quantidades de matéria gorda. A maior quantidade de leite provém da parceria entre a Prolacto e a Unileite, porém os produtores individuais, na maioria lagoenses, também são fundamentais, para esta indústria, no que diz respeito ao desenvolvimento e fabrico de leite em pó.

        

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Novembro 2018>>>
Novembro 2018
dstqqss
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados