MENU
Instale a nossa App
 » “CASA DA ÁGUA” DE APOIO A ATIVIDADES DE MONTANHA E DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
“CASA DA ÁGUA” DE APOIO A ATIVIDADES DE MONTANHA E DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

No dia 14 de junho de 2018, foi inaugurada a Casa da Água, um edifício de apoio a atividades de montanha e de sensibilização ambiental, no lugar dos Remédios, em Santa Cruz.

A Casa da Água, antigo posto de leite desativado, é um projeto do CALAG, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, que permitiu que um edifício devoluto e em avançado estado de degradação, fosse adaptado a apoio a atividades de montanha e sensibilização ambiental, com futura extensão à zona de merendas através de um parque de estacionamento.



A intervenção efetuada pela autarquia, consistiu na execução de uma nova instalação elétrica, dotar o espaço de rede wifi e central meteorológica, procedeu-se, ainda, a reparação de paredes, pavimento e pinturas. Dotando assim, o edifício do conforto necessário para quem o visita, não descurando a informação para a rede integrada de trilhos “Rota da Água”. O espaço possui, adicionalmente, uma zona de descanso numa varanda exterior para contemplação, um espaço de informação sobre o património ambiental, um regime de aluguer nomeadamente de bicicletas, GPS, capas de chuva, ou mesmo, de um espaço de descanso pré ou pós percurso, com WIFI gratuito.

Efetivamente, a Casa da Água permite a promoção turística dos Remédios e de todo o concelho de Lagoa, com guias e identificação de lugares de interesse a visitar, mas também, em prol de um município saudável, os visitantes podem alugar bicicletas e capacetes, cuja entrega pode ser feita na Pousada de Juventude de Lagoa ou nas Piscinas Naturais de Lagoa, numa integração dos serviços municipais que a autarquia dispõe.



Por outro lado, em prol do consumo de água da torneira, uma zona pública de enchimento gratuito de água, está à disponibilidade dos visitantes. O objetivo da autarquia, passa pela promoção e consumo de água da torneira, em detrimento da água engarrafada, relevando a sua qualidade atestada pelo selo de qualidade 2017, atribuído à Câmara Municipal pela ERSARA, onde os parâmetros de avaliação da mesma, estão nos 100%.

Por forma a apoiar na previsão e análise das condições climatéricas da zona, o espaço está dotado de uma central meteorológica.

De referir que, a autarquia lagoense, conservou o nome, “Laticínios Loreto” na fachada do edifício, por ser uma referência e um marco histórico para a população dos Remédios.




Contactos
Remédios
9560-501 Lagoa (Santa Cruz)
Telefone: 296 912 088
Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Novembro 2018>>>
Novembro 2018
dstqqss
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados